Casas Jardim | Conhea os tipos de tinta automotiva

Nossas Dicas

Conhea os tipos de tinta automotiva

A cor do automóvel é algo que sempre é levado em consideração no momento da compra, mas e se houver arranhão ou, até mesmo, se quiser mudar a cor original do carro depois de alguns anos de uso? Poucas pessoas sabem os tipos e os efeitos das tintas automotivas, o que dificulta a opção da pintura e logo cogita-se em trocá-los.

Em relação aos efeitos da pintura as tintas podem variar entre sólida, metálica e perolizada, o que vem a ser escolhido pelo comprador dependendo do efeito que quer aderir. Dentre as mais comuns (Sólida e metálica) a principal diferença encontrada é o efeito visual transmitido, enquanto a sólida reflete a cor do pigmento, a metálica acaba por ter mais brilho, já que o alumínio é colocado na composição da tinta e tem uma propriedade reflexiva, de modo a resultar em mais brilho.

- Pintura Sólida

É a mais comum, uma vez que são compostas por pigmentos de cor, somente, o que fazer com que a pintura seja a aplicação da tonalidade escolhida.

- Pintura Metálica

Esse tipo de pintura é caracterizado por trazer um brilho a mais, já que na composição da tinta existem partículas de alumínio que se encarrega por trazer um efeito brilhante e refletir a luz com mais intensidade.

- Pintura Perolizada

A pintura perolizada é a mais sofisticada, posto que são colocadas pequenas partículas de pérolas no pigmento, o que possibilita um efeito diferenciado: variação das tonalidades da cor dependendo do ângulo de observação.

As tintas para automóveis variam tanto em sua composição quanto em seu efeito após a aplicação.

Em face de sua composição as principais são a base de poliéster, a base de laca nitrocelulose e poliuretano, as quais as principais marcas e tintas são:

- A base de poliéster: é uma tinta metálica que necessita do uso de verniz por cima possuindo alto poder de cobertura, secagem rápida e ótima resistência ao intemperismo.

LAZZUDUR- Base Poliéster (SHERWIN-WILLIAMS)

MAZADUR- Poliéster (MAZA)

TINTA PRONTA BASE POLIÉSTER ESCUNA MET (PPG)

- A base de laca nitrocelulose: é caracterizada por ter um acabamento semi fosco se tornando  um produto de fácil aplicação e cobertura.

TINTA LACA ANJO PRETO CADILAC (ANJO)

- Poliuretano (PU): é uma tinta de alto brilho sendo necessário o uso de catalisador e de diluente para acelerar a secagem, como também tem uma alta resistência.