Casas Jardim | Pontos importantes durante uma construo ou reforma

Nossas Dicas

Pontos importantes durante uma construo ou reforma

Construções ou reformas, em sua grande maioria, têm a popularidade de ser estressante e desgastante, no entanto há fatores que devem ser considerados para que haja a minimização dessa “má popularidade” dos procedimentos técnicos, que vai desde a escolha dos profissionais até o desenvolver final da obra.

  • PLANEJAMENTO

O planejamento da obra é o ponto primordial, uma vez que se trata da escolha dos profissionais, do orçamento, do conceito da obra e, ainda, do contato real entre os envolvidos. Desse modo, faz-se necessário ter essa preparação para que não ocorra imprevistos futuros.

  • MÃO DE OBRA

A escolha da empresa e, consequentemente, da mão de obra é imprescindível, já que estes serão os responsáveis diretos para o bom andamento da construção, bem como para o resultado final. Nesse viés, é notável a essencialidade e o cuidado que se deve ter com a eleição dos trabalhadores, de modo a ter preferência pela qualidade e não pela economia, a fim de evitar problemas decorrentes da falta de especialização.

  • CRONOGRAMA E NORMAS TÉCNICAS

O cronograma é importante para manter uma linearidade na obra, a fim de alcançar os objetivos diários e manter mais precisamente as normas técnicas, visto que há diretrizes que devem ser seguidas em cada fase da obra para alcançar a finalização e sucesso desta.

  • MATERIAIS

É necessário que os materiais sejam especificados quanto à função e ao desempenho, com objetivo de que os escolhidos sejam compatíveis com a utilidade e, também, que tenham resistência e durabilidade. Nessa lógica, é necessário que haja especificação técnica pelo engenheiro chefe, a fim de que sejam satisfeitas as necessidades da obra.

  • PROCEDIMENTOS

Os procedimentos devem estar bem claro entre os profissionais e entre o proprietário, na medida em que este deve ter atualizações constantes da obra e dos avanços, logo, é necessário sempre buscar informações e inteirar-se para não haver novidades imprevistas.