Nossa História

UMA TRADIÇÃO BEM ALAGOANA

Descendente de imigrante português, Luiz Jardim Filho iniciou sua vida profissional na Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos, em Cachoeira, Município de Rio Largo, Alagoas. De funcionário chegou a Diretor Secretário da empresa liderada pelo industrial Gustavo Paiva. Afastando-se em 1946, associado a um companheiro do Rotary, fundou a Produtos Alimentícios Brandim,no bairro de Bebedouro, marca composta pela partícula BRAN de Brandão e DIM de Jardim. Em 1955 deixou a sociedade e abriu firma individual para trabalhar com representações.

Setembro de 1958, surge a primeira Casa Jardim na sociedade com seus filhos Luiz Cândido, Lisardo e Maria Luiza Ribeiro Jardim na rua Joaquim Távora, antiga Rua da Alegria no Centro, tendo como objeto de negócio o comércio de ferragens, materiais de construção, inclusive tintas. Tintas! Na época uma composição com óleo de linhaça, alvaiade, secante, pigmentos em pó... o lojista e o pintor não deixavam de ser também práticos na química. Em Maceió havia uma única casa de comércio que fornecia o produto industrializado já enlatado, que era Brêda & Irmãos à poucos metros do negócio que se iniciava.

Falece o sócio fundador Luiz Jardim Filho (1902-1973), já afastado dos negócios há alguns anos por motivo de saúde. Pouco antes desse acontecimento,na dificuldade de crescer no mercado comercializando uma variedade de itens muito grande para um capital de giro e estoques limitados,decide-se concentrar todos os esforços na especialização e atinge uma posição de destaque no comércio: Casas Jardim se torna ?a? loja focada em TINTAS e IMPERMEABILIZANTES: um risco para uma cidade do porte da Maceió de cerca de 300 mil habitantes e de renda concentrada. Mas valia a pena sair na frente.

Em 1979 ingressa como sócio Luiz Antonio de Melo Jardim, filho de Luiz Cândido, recém formado em Economia na UFAL que já respondia pela área administrativa e financeira da empresa. Depois da filial Farol a expansão continuou em 1982 com a loja do Poço agregando a família: Luciana, Marília e Cristina Jardim.

1986 foi um ano de mudanças: tanto pelos choques heterodoxos a que a economia nacional foi submetida, como pela iniciação de uma nova fase com a contratação de consultorias na área de O&M e implantação de novos sistemas de gestão. L. Jardim vira uma empresa familiar em busca de um modelo profissional através da capacitação de seus membros e da conscientização de que era preciso aprender para poder crescer. Começou a informatização da empresa comandada por Cristina Mesquita Jardim, depois de passagem pelo GEIPOT e pela Financeira Produban.

Casas Jardim foi a primeira empresa do nordeste e uma das primeiras do Brasil a incorporar equipamentos de formulação e pigmentação de tintas quando em 1990 fechou contrato com a DuPont do Brasil trazendo para Maceió a primeira mixing-machine para tintas automotiva. Posteriormente inaugurou com loja da Pajuçara em o Coral Color Service num grande evento para arquitetos e ambientadores. Mote ambicioso desenvolvido pela agência Chama Publicidade ?Casas Jardim comunica que foi antecipada para amanhã a inauguração da nova loja que estava marcada para o século XXI?.

Atualmente, L. Jardim & Cia. Ltda. Casas Jardim, líder de mercado, maior parceira de Suvinil, Coral, PPG, BASF Repintura, Vedacit e outras grandes marcas, absorve cerca de 120 colaboradores diretos, continuamente treinados, mantendo seu compromisso com a inovação, com o desenvolvimento e com a qualidade de seus produtos e processos. São sete lojas na cidade de Maceió, Alagoas, em instalações modernas, imóveis próprios, trabalhando no varejo e na distribuição de todas as grandes marcas de tintas, produtos para impermeabilização. Detém a liderança regional nos segmentos imobiliário, decorativo, repintura automotiva e de manutenção industrial. Com sua sétima loja no Farol, em espaço amplo e iniciou um trabalho diferenciado, também atuando na linha de acabamentos em MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, e reputada regionalmente pelas suas práticas gerenciais e de relacionamento com seus clientes.